20220602_100912.jpg

MICROGREENS

 
O QUE SÃO MICROGREENS

Microgreen é o nome dado a pequenas mudas de vegetais ou ervas comestíveis, que já podem ser consumidas em até uma semana depois das folhas se desenvolverem. Diferente dos brotos, os microgreens já apresentam os primeiros pares de folhas e fazem fotossíntese, mas também são muito usados na culinária, principalmente para a decoração de pratos. Eles também apresentam em média uma concentração maior de nutrientes do que suas respectivas plantas maduras, e podem ser facilmente cultivadas em casa! Vem aprender como se faz:

VOCÊ VAI PRECISAR DE

●    Sementes
●    Substrato, como húmus, fibra de coco, etc.
●    Recipientes com pequenos furos, como um vasinho de bordas baixas, ou até mesmo bandejas de pães, bolos, frios, etc.
●    Borrifador de água
●    Tesoura, faca ou algum instrumento cortante.

1 - Escolha das Sementes:

É recomendado, para o cultivo de microgreens, a seleção de sementes de vegetais folhosos, ervas e temperos, hortaliças, ou sementes comestíveis. Alguns exemplos:

  • Vegetais Folhosos: alface, rúcula, repolho, couve, mostarda, agrião; 

  • Ervas: manjericão, cebolinha, salsa e coentro;

  • Hortaliças: beterraba, cenoura, girassol, ervilha, rabanete;

  • Sementes comestíveis: chia, gergelim, quinoa, linhaça;

3 - Semeadura

Espalhe uniformemente as sementes por toda a superfície da bandeja ou vaso, cuidando para que uma não fiquem encostadas uma na outra e sem cobrir as sementes com o substrato. 
Após este processo, reserve o recipiente em um local sem a incidência direta da luz solar, até que as sementes germinem. Após a germinação, é importante que os microgreens sejam movidos para um outro local, sob boa exposição solar, onde ficarão até o dia de sua colheita.

2 - Preparação do Recipiente

Caso você esteja utilizando uma bandeja, coloque cerca de um dedo de altura do seu substrato. É necessário que a semente receba luz e não fique obscurecida pelas bordas dos vasos, jardineiras ou qualquer outro recipiente. Posicione a bandeja do cultivo em um recipiente um pouco maior, que não tenha furos dessa vez. Preencha o espaço entre os dois recipientes com um pouco de água. É importante que a água seja suficiente para entrar em contato com o substrato pelos furos do recipiente, mas sem mergulhá-lo ou molhá-lo por cima, até que o substrato esteja completamente umedecido.

4 - Cuidados

Com o seu borrifador, regue o seu cultivo apenas mantendo o substrato úmido, mas nunca encharcado. Deixe o recipiente em um local bem iluminado. A germinação pode acontecer entre 3 e 10 dias, dependendo da espécie. Fique atento às indicações no verso do envelope da semente que você utilizou. Lembre-se também que nem todas as sementes podem germinar, isso é normal.

5 - Colheita

Quando suas plantinhas atingirem entre 6 e 8 cm, é hora de colher. Você pode segurá-las delicadamente pelas folhas e cortar na base do caule, com a ajuda de uma tesoura. É importante lembrar que os seus microgreens não irão nascer novamente: você precisará dispôr novas sementes para obter uma nova produção.

Precisa de mais informações?

Estamos aqui para ajudá-lo. Entre em contato por telefone, e-mail ou redes sociais.