• Atendimento Genesys

Avanços científicos em momentos de crises

As soluções mais surpreendentes que tivemos ao longo da história acompanham o ditado de que devemos sair da nossa zona de conforto para evoluirmos. Desse modo, durante momentos de crise a humanidade pode presenciar soluções inovadoras, que garantiram a consolidação de uma vida mais confortável para todas as pessoas.

Grandes nomes ficaram marcados na história por terem um olhar clínico sobre alguma mazela, que era um problema em suas vidas. Um ótimo exemplo inicial de uma solução que modificou drasticamente a vida de milhões de soldados foi a criação de equipamentos de raios-X móveis capazes de diagnosticar fraturas e ferimentos nos campos de batalha. A mulher por trás dessa Invenção foi Marie Curie, ganhadora de dois prêmios Nobel, juntamente da sua filha Irene batalharam para conseguir financiamento que cobriria a criação de uma frota de carros especializados e capazes de realizar os exames em qualquer fronte da 1° Guerra mundial.

Marie Curie em um dos veículos que inventou para realizar raio-x durante a guerra

Primeiramente, o seu pedido de auxílio financeiro foi negado pelo Exército Francês, mas ela não desistiu na primeira tentativa. Buscou o apoio necessário na União das Mulheres na França, a qual custeou o financiamento do primeiro automóvel adaptado. Mas, como só um desses veículos não era necessário, também teve o apoio de várias francesas da alta sociedade que doaram o capital necessário para a construção de 20 carros no total.


No final do projeto, cerca de 150 mulheres foram treinadas por Marie e sua filha para atuarem diretamente nos frontes da Grande Guerra. Os pequenos Curie, como os veículos foram apelidados, foram utilizados para realizar mais de um milhão de radiografias dos soldados franceses no período de todo o confronto.


O período pós-guerra também gera diversas consequências, que se tornam desafios para vários pesquisadores e estudiosos responsáveis por buscar respostas satisfatórias mitigando os problemas que tanto os aflige. Um desses cientistas foi Alexander Fleming, que atuou como médico durante a primeira Guerra Mundial. Seus estudos buscavam entender como as infecções por Staphylococcus aureus, bactéria responsável pela maioria das infecções durante o período da guerra, aconteciam e poderiam ser tratadas.

Fotografia de Alexander Fleming (Desmentindo Verdades, 2011)

A solução desse problema apareceu por acaso, quando Fleming deixou um dos seus experimentos expostos acidentalmente, e isso fez com que suas colônias de bactérias que estavam sendo cultivadas em um meio de cultura foram contaminadas por um fungo, do gênero Penicillium, e esse fungo libera uma substância que impedia o crescimento das bactérias ao seu redor. Essa substância era a penicilina, primeiro antibiótico descoberto que até hoje está presente nas nossas vidas e responsável pela sobrevivência de milhões de pessoas todos os anos.


Atualmente sofremos com várias questões relacionadas ao clima e aquecimento global em todo o mundo. Diversos governos, organizações mundiais e empresas trabalham diariamente para obter soluções viáveis que resolvam os problemas ligados a essas condições. Novas fontes de energia renováveis, reaproveitamento de materiais como geração de eletricidade e redução das emissões de carbono são os principais pontos pesquisados hoje para combater o nosso cenário atual.

Elon Musk em apresentação da Tesla

Em suma, podemos observar que ao longo de cada geração novas perguntas e desafios surgem para instigar cada vez mais pessoas a pensarem em respostas inovadoras, que solucionem os seus problemas cotidianos e questões globais pertinentes. Mas acima de tudo é preciso resiliência, pois nesse caminho de sucesso que você pode trilhar acontecerão diversas quedas, porém o objetivo final compensará cada dia de esforço necessário para conquistá-lo.